
Mas porque essa história de bugs antigamente nem era tão comentada e hoje em dia temos milhares de notícias sobre isso? A resposta é bastante simples, até a última geração de consoles o jogo que você comprara era definitivo e pela incapacidade dos consoles se comunicarem com os produtores, não existia a possibilidade de atualizações!
Bugs X Atualizações
Então, em 2006 o PlayStation 3 foi lançado, já com suporte à internet e um HDD interno que possibilitava o armazenamento de qualquer tipo de conteúdo. Foi ai que os produtores descobriram uma excelente forma de corrigir estes bugs após o lançamento do jogo, lançando patches.
No meu ponto de vista, os patches são excelentes e em nada prejudiciais. Mas existe um certo grupo de usuários que é totalmente contra o lançamento de patches e para eles se um jogo possui patch, significa que ele foi produzido de forma porca e a produtora não merece seu dinheiro.
Se você possui este pensamento, abra a sua mente e veja que os patches só trazem benefícios ao jogo e em não comprovam em momento algum o descuido da produtora. Normalmente é o contrario a verdade, pois quando a produtora não lança nenhum tipo de correção ao jogo pós lançamento, significa que ela acha que seu trabalho foi bem feito e os bugs são desconsiderados.
O primeiro exemplo que devo citar é Gran Turismo 5, produzido pela Polyphony Digital. O jogo quando foi lançado no final de 2010 chegou ao mercado completo (existe também outro grupo de usuários que insiste dizer que Gran Turismo 5 foi lançado incompleto) mas com diversos bugs. A produtora já havia criado um pensamento muito bacana de pós venda, em melhorar o jogo conforme problemas fossem encontrados e melhor, colocando novidades no jogo de acordo com o feedback dos usuários.
Pois bem, passou-se exatamente um ano do lançamento do jogo e até então cerca de 12 patches foram lançados, todos eles corrigindo pequenos detalhes e adicionando centenas de novas funcionalidades. Dai eu me pergunto, que pessoa em sã consciência pode achar que isso é ruim? Para qualquer jogador da série, cada nova atualização é motivo de expectativa. Todos desejam saber o que virá de novo, muito mais até do que o que será corrigido e a experiência no jogo se torna melhor a cada dia. O melhor de tudo? Os patches são sempre gratuitos!
Resumo do primeiro exemplo: Gran Turismo 5 chegou completo ao mercado e como TODOS os outros jogos, possuiam bugs. A produtora, que respeita o consumidor, corrigiu os bugs em forma de atualizações e ao mesmo tempo adicionou novas funcionalidades ao jogo.
Vamos para mais um exemplo, nem sairei das pistas: F1 2010 e F1 2011. Os jogos oficiais da Formula 1, produzidos pela Codemasters, sempre são lançados com bugs. Em 2010 a primeira semana pós o lançamento do jogo criou uma grande confusão em sites especializados devido a grande quantidade de bugs no jogo (Era pneu explodindo todas as curvas, era chefe de equipe prendendo o jogador nos boxes, etc..).
A Codemasters demorou cerca de um mês para assumir os problemas e quase outro mês para lançar um único patch de correção ao jogo, que simplesmente não corrigiu todos os problemas. A produtora, vendo a cagada que havia feito em lançar o jogo nas pressas, simplesmente focou no desenvolvimento do F1 2011, jogo lançado recentemente.
Então o jogador feliz vai na loja e compra o F1 2011 com a expectativa de ter um jogo mais sólido do que no ano passado e de cara encontra diversos outros bugs que até o momento não foram corrigidos.
Resumo do segundo exemplo: F1 2010 e F1 2011 chegaram ao mercado completos e como TODOS os outros jogos, possuiam bugs. Entretanto, a produtora decidiu ignorar o feedback dos usuários demorando a lançar um patch de atualizações que nem sempre corrigiram todos os problemas do jogo.
E para completar um último exemplo, também dentro das pistas: Cars Race O Rama, produzido pela THQ. Este jogo é baseado no primeiro filme da série Cars e como todo jogo baseado em filme, é medíocre. A qualidade da produção em si é péssima, mas o jogo poderia ser um pouco mais divertido se a produtora tivesse dado o mínimo de atenção ao jogo.
Cars Race O Rama resume bem a situação mais problemática, ele é um jogo com centenas de bugs que ficam na cara do jogador, em todos os momentos do jogo e tornam a experiência de jogar extremamente frustrante. A produtora, entretanto, não lançou nenhum patch de correção e o jog continuará bugado para o resto de sua existência.
Os três exemplos acima mostram bem como o lançamento de patches é importante para o desenvolvimento e manutenção dos jogadores em um jogo e derruba a teoria daquele grupo de jogadores que diz que jogo que recebe patch é ruim.
Volto a dizer que TODOS os jogos possuem problemas e caberá a produtora ouvir os jogadores e corrigir tais problemas.
Se você é do tipo revoltado com as produtoras que lançam jogos e em seguida lançam patches, deveria ficar realmente revoltado com as produtoras que lançam jogos e não lançam patches. Pense nisso!
E você jogador, acha que é aceitavel bugs nos jogos? Você acredita que os patches são bem vindos ou que eles não deveriam existir? Qual é a sua opinião??
Extra
Para não ser nada tendencioso e um pouco divertido, selecionei um vídeo de cada um dos jogos citados nesta matéria, todos eles monstrando bugs do jogo.
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