quarta-feira, 2 de outubro de 2013

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Segundo o site Fudzilla, tanto a AMD como a nVidia andam gastando vários milhões de dólares em parcerias com grandes estúdios.

Tanto o programa The Whay It's Meant To Be Played da nVidia, como o programa Gamming Evolved da AMD, servem para criar parcerias com certos estúdios, patrocinando a inclusão de certas features tecnológicas dentro destes jogos, de forma a melhorar o jogo quando este corre em hardware de uma ou outra marca. Seja a nível de optimização do jogo para certo hardware, ou a inclusão de coisas como o Physx ou o TressFX, tudo serve para tentar convencer o jogador de que o hardware de uma marca é melhor que o da outra.

No entanto, isto tem um custo e segundo algumas fontes do site FudZilla, os valores são elevados. No caso da AMD, o valor do acordo para o Battlefield 4 ronda entre os 5 a 8 milhões, não sendo de admirar o compromisso que a Dice e a EA mostram, seja em apoiar e desenvolver o jogo com foco no hardware da AMD, na inclusão de features do DirectX 11.1, as demonstrações com a R9 290X, ou no apoio imediato na API Mantle.

Por outro lado, a nVidia tem um acordo com a Ubisoft no valor de 5 milhões de dólares que inclui, entre outros, Watch Dogs e Assassin's Creed IV: Black Flag. Supostamente, a nVidia já tem alguns demos destes jogos com texturas 4K, que ficam com um aspecto fantástico em altas resoluções.

A AMD ainda chegou a considerar um acordo com a Ubisoft, mas eventualmente considerou que seria mais vantajoso a parceria com o Battlefield 4.

Apesar de estas lutas entre a AMD e a nVidia por vezes resultam em coisas novas e excitantes para os jogadores, não é raro estes serem gravemente prejudicados por terem hardware da marca oposta que patrocina o seu jogo preferido. Não é raro vermos jogos a serem lançados, que numa ou outra marca têm graves problemas de desempenho, que apenas são corrigidos dias ou semanas depois, seja numa patch ou numas drivers.

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