sexta-feira, 31 de maio de 2013

Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]


Esta edição do Melhores da Semana destaca novidades sobre o Windows 8.1, um sabre de luz caseiro, as excentricidades do Mega Curioso e também os artigos mais quentes do Tecmundo. Fique atualizado neste feriado com nosso resumo.

NOTÍCIAS

Ops! Celular some e foto de mulher é postada no Facebook do dono

André Batista, um fotógrafo de São Paulo, perdeu seu iPhone em um ônibus. Ele não soube se foi por descuido ou por furto, mas registrou um boletim de ocorrência e tentou ligar para o aparelho inúmeras vezes, além de usar um aplicativo de localizaçãom, mas sem sucesso.
Para a surpresa do fotógrafo, uma jovem desconhecida publicou uma foto logada na conta dele no Facebook, e a imagem mostrava o aparelho em questão. Aparentemente, o celular foi encontrado e comercializado para uma pessoa que não soube deslogar dos apps.
A divulgação da imagem na rede social deu resultados. Segundo André Batista, a jovem que aparece na foto se apresentou a uma delegacia com a família para devolver o smartphone e chegar a um acordo.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo] (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Windows 8.1: Microsoft revela o retorno do Botão Iniciar e novos detalhes

A empresa de Redmond oficializou as modificações trazidas pelo Windows 8.1, e uma delas é o retorno do Botão Iniciar. Muitas pessoas querem a volta desse recurso, mas calma, pois não é exatamente assim. Esse “novo velho” botão vai ser, de fato, um atalho para voltar à Tela Iniciar, o que já podia ser feito com a tecla Windows.
Outras novidades do Windows 8.1 são boot direto para a Área de trabalho, novos tamanhos para ícones, possibilidade de usar o mesmo papel de parede nas duas interfaces e busca aprimorada. A atualização será gratuita e passará a ser distribuída no dia 26 de junho.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]Mudanças sutis que fazem muita diferença (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Sabre de luz caseiro pode ser uma verdadeira arma incendiária [vídeo]

Um usuário do YouTube que usa o nome StyroPyro criou um sabre de luz caseiro inspirado na saga de Guerra nas Estrelas. E a invenção pode causar grandes estragos. No vídeo divulgado pelo canal em questão, é possível observar como o invento queima papel, bolinha de tênis e pedaços de madeira.
O sabre foi criado com duas baterias de notebook e um diodo de projetor. Ao todo, são 3 Watts de potência — pode parecer pouco a princípio, mas é uma quantidade poderosa para um laser caseiro.

Google já considerou criar um sistema de teletransporte real

Google já considerou criar um sistema de teletransporte real. Pesquisadores do Google X — um laboratório sigiloso da empresa responsável por projetos mais arrojados, por assim dizer — propuseram um sistema de teletransporte, mas ele foi cancelado e redirecionado para estudos futuros.
Astro Teller, que é diretor do laboratório em questão, explica que, a fim de teletransportar qualquer coisa, é preciso destruí-la primeiro sem a certeza de que tal objeto será reconstituído em outro espaço.

Conexão de internet a 400 Gbps de velocidade? Isso já é realidade

Pesquisadores descobriram uma forma de melhorar a confiabilidade da internet de alta velocidade. Eles utilizaram uma técnica que elimina ruídos para transmitir dados a uma velocidade de 400 Gbps por meio de fibra óptica.
A transmissão de dados para longas distâncias em alta velocidade por linhas de fibra óptica requer muita energia, e quanto mais energia, mais ruído é produzido. Os pesquisadores então decidiram enviar um sinal regular e um invertido, o que facilita a tarefa de filtrar tal ruído, pois a interferência é espelhada, cancelando-se mutuamente. O estudo foi publicado na Nature Photonics.

MEGA CURIOSO

Os supercarros abandonados em Dubai

Carrões de luxo vêm sendo abandonados em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Tem Mercedes, Jaguar, BMW, Porsches e até Ferraris, todos largados em estacionamentos – até mesmo uma Ferrari Enzo, que tem poucas unidades fabricadas, foi abandonada.
Os motivos para isso são, primeiro, as multas, porque elas podem dar cadeia por lá, e também a grande quantidade de ricos que perderam suas fortunas. Contudo, quem faz isso é impedido de voltar a Dubai e também entra nas listas da Interpol.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]
(Fonte da imagem: Reprodução/Four Pins)

Menino de 14 anos é considerado mais inteligente que Einstein

Um norte-americano de apenas 14 anos é tido como mais inteligente que Einstein. O nome dele é Jacob Barnett, e o jovem, que tem autismo, está completando um mestrado em Física Quântica.
O garoto demorou a falar, mas, segundo sua mãe, fazia coisas muito adiantadas para sua idade, como desenhar mapas no chão da sala e falar quatro idiomas desde cedo. Até que um dia ele visitou um planetário e respondeu às perguntas que um professor fez para a plateia. Detalhe: o jovem é candidato a ganhar o Prêmio Nobel da Física.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]
(Fonte da imagem: Reprodução/PTJornal)

10 soluções simples para problemas do cotidiano

Esta lista traz soluções práticas para o dia a dia. Por exemplo, os grãos de milho que não estouraram e viraram pipoca podem ser colocados em uma vasilha tampada com um prato para serem estourados no micro-ondas.
Outra dica: se a pasta para notebook está pesada, aumente o comprimento da alça e coloque nas costas, como uma mochila. Se você quer ter água gelada por um bom tempo, coloque um quarto do líquido em uma garrafinha deitada no congelador. Depois de congelar, complete o recipiente e você terá água gelada por mais tempo.
Para as bananas durarem mais, você pode separá-las, pois elas apodrecem mais rapidamente no cacho. E você pensa que as alças dos colchões servem apenas para carregá-los? Negativo, pois é possível usá-las para prender controles remotos.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]
(Fonte da imagem: 
Reprodução/Buzzfeed)

Outros 7 inventores que morreram por causa de suas criações

O Mega Curioso já publicou uma lista de inventores que morreram ao testar suas criações. Agora, o site IdeaFixa listou mais casos, como o de William Bullock, que criou uma impressora rotativa, chutou o invento, teve sua perna esmagada e morreu nove dias depois durante a cirurgia de amputação do membro.
Outro caso é o de Otto Lilienthal, que morreu após sofrer uma queda de um planador. O inventor da primeira motocicleta com motor também foi vítima de seu invento, assim como o criador do primeiro avião metálico da história.
Alexander Bogdanov acreditava que era possível manter seu corpo jovem com transfusões de sangue. Deu certo até o 12º procedimento, quando ele contraiu malária e tuberculose. Sabin Arnold von Sochocky criou uma tinta de efeitos luminosos feita à base de rádio e morreu devido ao contato com o elemento. Por último, Max Valier desenvolveu carros movidos à base de combustível líquido e morreu durante um teste com um automóvel desse tipo.

Que tal assustar o seu companheiro de quarto assim? [vídeo]

Imagina você ter um companheiro de quarto brincalhão desse jeito. Ele ofereceu um quarto para alugar e, quando aparecia alguém interessado, uma cúmplice aparecia ensanguentada na sala e um outro cúmplice saía correndo da cozinha com uma máscara, tudo para dar um belo susto no interessado.

ARTIGOS

Xbox One vs PS4 vs Wii U: qual tem as melhores especificações?

Nossa primeira dica de artigo é imperdível para gamers. Trata-se de um comparativo entre as especificações de Xbox One, PlayStation 4 e Wii U, os três consoles da oitava geração. Neste texto, você confere quais as vantagens e desvantagens de cada um, e o que isto implica na hora de rodar os jogos.
Vale notar que o mais importante mesmo é a diversão, e isso as três empresas fabricantes dos consoles em questão — Microsoft, Sony e Nintendo — sabem proporcionar, cada uma do seu jeito.

Xbox One: 13 perguntas e respostas sobre o novo console

Ainda falando sobre a oitava geração de video games, recomendamos também a leitura deste texto, que esclarece as principais dúvidas referentes ao console da Microsoft que foi anunciado recentemente.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo] (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Área 42: Teste da manteiga: qual celular esquenta mais? [vídeo]

A terceira dica de artigo desta semana é o Área 42, que traz um teste peculiar, para dizer o mínimo. O que fizemos foi colocar diferentes smartphones lado a lado para esquentar e descobrir se algum deles é capaz de derreter um tablete de manteiga. Será que isso é possível?
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo] (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Galaxy S4: 8 dicas e truques para você ficar craque

Temos mais uma dica de artigo que envolve smartphones. É este texto, com oito dicas e truques para você ficar craque no Galaxy S4, o mais novo top de linha da Samsung. O material mostra algumas das funcionalidades que tornam o aparelho um dos melhores da sua categoria.

Conheça as tecnologias que prometem revolucionar o 3D

Outro assunto quente nos últimos dias no Tecmundo são as tecnologias que prometem revolucionar o 3D. Entre elas, destacam-se um display tridimensional com espelhos rotatórios, conferências em três dimensões e também display holográfico.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]Projeção 3D pode tornar videoconferências mais próximas do contato humano (Fonte da imagem: Reprodução/USC)

Análise: GeForce GTX 770 [vídeo]

Finalizando a lista de artigos desta semana, temos a análise da placa de vídeo GeForce GTX 770. O Tecmundo foi um dos primeiros veículos do mundo a testar o modelo, e você confere nossas impressões em vídeo.
Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]

Mudanças sutis que fazem muita diferença (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Nesta quinta-feira (30), a Microsoft finalmente oficializou as modificações trazidas pelo Windows 8.1, também conhecido como Windows Blue.
A atualização não fará nenhuma mudança drástica no sistema, mas são os muitos ajustes na interface, em conjunto com novos gestos, que prometem melhorar a usabilidade do sistema operacional.
Algumas das novidades já foram vistas em builds vazadas nas últimas semanas, a exemplo da possibilidade de trabalhar com dois aplicativos lado a lado na interface nova, com opção de ajustar a largura de cada um deles na tela.
A atualização será inteiramente gratuita para quem comprou o Windows 8, e passará a ser distribuída no dia 26 de junho — mesma data em que começa o evento BUILD 2013. Abaixo você confere todos os detalhes.

A pegadinha do Botão Iniciar

A primeira modificação que deve chamar a atenção de todos é o retorno do Botão Iniciar, mas muita calma: ao clicar nele você não verá um menu. O novo botão é simplesmente um atalho para voltar à interface Modern (a Tela Iniciar), algo que já podia ser feito rapidamente com um toque na tecla Windows do teclado.
Novo mouse Microsoft com Botão Iniciar (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Neste ponto, usar programas de terceiros para regressar ao comportamento do Windows 7 ainda é a melhor opção. Caso queira saber mais sobre isso, clique aqui para acessar o nosso artigo sobre o tema.
Outra notícia é a chegada definitiva do boot direto para a Área de Trabalho, eliminando o incômodo de ter que navegar até ela a cada inicialização do PC.

Novos formatos de Live Tiles

Falando na Tela Iniciar do Windows 8, temos mais duas mudanças importantes. Em primeiro lugar estão os novos tamanhos para os ícones. O extra pequeno, visto na imagem abaixo, permite quatro Tiles onde antes só cabia um. É o formato ideal para quem não quer ficar rolando a tela de um lado para o outro.
Novo formato pequeno para os Live Tiles (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Já o tamanho extra grande foi pensado para aplicativos que precisem exibir dados diretamente na tela inicial, como a previsão do tempo, que carrega uma imagem de fundo e ainda mostra as condições climáticas da sua cidade favorita para hoje e amanhã. Esta é uma oportunidade de tornar os aplicativos dinâmicos, podendo ao mesmo tempo embelezar a sua interface.

Um sistema mais personalizado

A partir do Windows 8.1 será permitido utilizar o mesmo papel de parede nas duas interfaces, o que deve diminuir o choque na transição de telas. Ainda assim, quem gosta do novo estilo visual contará com mais opções de personalização, tanto para o plano de fundo quanto para as cores do sistema.
O destaque vai para os planos de fundo animados, similares aos vistos no Android. Alguns exemplos possuem robôs voadores, dragões com caudas em movimento, entre outros. A animação é simples a ponto de não distrair o usuário em suas tarefas, mas pode dar um pouco mais de vida à interface.

Busca aprimorada

Hoje a busca do Windows 8 divide os seus resultados de acordo com categorias, como aplicativos, arquivos e configurações. O formato tentou facilitar a seleção do conteúdo, mas muita gente ainda não entendeu direito o funcionamento dos filtros.
Para resolver o problema, o Windows 8.1 trará um novo sistema global de busca. Isso significa que todo o conteúdo será indexado na mesma tela, sem necessidade de cliques adicionais. A ferramenta poderá ser acessada de qualquer parte do sistema pelo comando Windows + S.
Outra vantagem é a interação com o conteúdo diretamente da busca. É o caso das músicas, que podem ser reproduzidas ali mesmo, com uma pesquisa pelo nome do artista.
Além disso, a Microsoft também prepara outra surpresa: integração com resultados da web. É o que a empresa chama de “Search Hero”. A ferramenta é capaz de pegar uma busca por um artista, por exemplo, e oferecer informações retiradas da Wikipedia, ou ainda links diretos para shows e filmes relacionados, entre outros.
AmpliarResultados da nova busca (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
A melhor parte é que os resultados estão ligados aos devidos aplicativos, tais como Netflix e Wikipedia, abrindo estes em vez de uma simples tela no navegador de internet. Stefan Weitz, diretor da equipe de busca da Microsoft, afirma que este é apenas o início da integração do Bing com o Windows, e que o objetivo é expandir este funcionamento para todas as plataformas em breve.

Aplicativos melhores e mais inteligentes

Nada de atualizar manualmente os seus aplicativos da Windows Store. A migração para a versão 8.1 cuidará de tudo automaticamente em plano de fundo. A nova loja traz recomendações melhores de conteúdo, ícones maiores com notas dos usuários já na busca e acesso fácil para listas dos mais baixados, tanto pagos como gratuitos.
Novos downloads não serão adicionados automaticamente à sua Tela Iniciar. Este foi um dos problemas identificados na atual versão, já que os usuários ficavam em pouco tempo com a tela lotada de ícones desnecessários.
A solução está na nova tela com todos os aplicativos instalados no computador, acessada com um comando de deslizar os dedos para cima na interface. A lista exibida pode ser reordenada por nome do aplicativo, data de download ou categoria. Ainda tratando dos aplicativos do Windows 8, vamos às modificações feitas pela Microsoft em alguns dos principais deles:

Painel de Controle

As opções de configuração avançada de sistema estavam confusas e diluídas em muitas telas, tanto na nova interface quanto no modo Desktop. Agora todos os ajustes receberam o tratamento Modern e podem ser acessados pela nova interface.

Internet Explorer

A versão Modern do navegador agora está mais parecida com a disponível para o Desktop. Isso significa que não há mais limites para quantas abas podem ser abertas simultaneamente. Elas agora foram parar na parte de baixo da tela, logo acima da barra de endereços do navegador.

Fotos

O visualizador de imagens passou por um upgrade e ganhará diversas ferramentas de edição. O primeiro grupo delas oferece ajustes automáticos e controle manual sobre equilíbrio de cores, de temperatura da imagem, saturação e cor.
Versão atual do aplicativo (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)
Amantes do Instagram ficarão felizes com a presença de filtros de imagem, retoques para olhos vermelhos, desfoque seletivo e ferramentas de recorte. Por fim, temos a opção de aprimoramento de cor avançada, que funciona em regiões específicas da imagem. Pela descrição da Microsoft, o funcionamento será similar ao de aplicativos como o Snapseed — comprado pela Google no ano passado.

Lista de leitura

Os usuários do sistema vinham pedindo por uma forma de salvar seus conteúdos prediletos e de compartilhá-los na web. Com este aplicativo você pode adicionar qualquer conteúdo da internet à sua lista de leitura para continuar depois, até mesmo em outros dispositivos, já que ela será compartilhada usando a sua conta da Microsoft.

Calculadora

Parece brincadeira, mas a calculadora ainda não tinha uma versão para a nova interface do Windows. Em sua nova versão ela terá modo científico de operação, além de um conversor de unidades embutido.

E ainda tem mais...

Xbox Music, Relógio, Bing para restaurantes e Bing para Saúde e Fitness. Estes últimos quatro aplicativos também serão parte integral da seleção da Microsoft para o Windows 8.1. No caso do Xbox Music, a Microsoft afirma que a interface foi reformulada para dar mais atenção à sua biblioteca de músicas, e que em breve teremos uma opção de rádio online, mas nada além disso foi divulgado.

Integração com o SkyDrive

Depois da atualização, o SkyDrive será usado como a opção padrão para salvar todos os documentos. Isso significa que ele está mais integrado ao sistema como um todo, deixando de ser somente um dos vários aplicativos da Microsoft.
 (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Em termos de melhorias, o sistema agora fará com que a sincronização dos seus arquivos seja respeitada por meio de verificações mais frequentes e confiáveis. O usuário tem controle sobre quais tipos de arquivo devem ser enviados ou não para a nuvem. Ainda tratando do SkyDrive, a Microsoft adicionou um modo de pré-visualização, para que não seja necessário baixar um documento inteiro somente para se ter uma ideia do seu conteúdo.

Pequenas melhorias na interface

Confirmando o que já havia sido relatado em testes de builds anteriores, o Windows 8.1 permite a redistribuição do espaço de tela para os aplicativos da Windows Store. Atualmente esta proporção é travada em 80/20, o que atrapalha quem gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Além de poder ajustar a largura de cada janela livremente, telas de altíssima resolução permitirão que até quatro aplicativos da nova interface sejam usados simultaneamente. A Microsoft afirma que o sistema agora é inteligente o bastante para saber qual destes aplicativos exige mais ou menos espaço.
 (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Finalizando a enorme rodada de novidades do Windows 8.1, vamos ao teclado virtual do sistema, essencial para os usuários de tablets ou notebooks conversíveis. Agora cada tecla tem uma função secundária.
Ao apertar de forma demorada o “T”, por exemplo, você vê um pop-up com o número 5. O funcionamento é similar ao de teclados como os presentes no iOS e no Android, com a diferença de que não é preciso esperar até que o comando secundário apareça para ativá-lo com uma breve deslizada de dedos.

Em constante transformação

Se você chegou até aqui, deve saber que as mudanças são muitas. Apesar da sutileza de algumas delas, a expectativa é de que o Windows 8.1 corrija muitas das falhas apontadas pelos usuários. A Microsoft parece estar de olhos vidrados nas reclamações, o que significa que o sistema só tende a melhorar.
Mais uma vez, reforçamos que o lançamento ocorrerá no dia 26 de junho, data que acompanha o início da conferência BUILD 2013. Faremos os testes do sistema e a cobertura completa aqui no Tecmundo. Fiquem ligados!

Motorola confirma o Moto X, seu próximo smartphone top de linhaSuposto design do Moto X, antigo X Phone (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Motorola está realmente preparando uma nova leva de smartphones e o “herói” de 2013 se chamará Moto X. O anúncio foi feito pelo próprio Dennis Woodside, CEO da companhia norte-americana, durante uma recente entrevista ao quadro televisivo D11 realizado pelo site AllThingsD. Embora o executivo não tenha dado muitos detalhes sobre o aparelho, tudo indica que ele de fato é a versão final do X Phone, teoricamente desenvolvido em parceria com a Google e que recebia rumores desde o final do ano passado.
Conforme Woodside, o dispositivo terá dois processadores e conseguirá “adivinhar” o tipo de situação em que ele se encontra: dentro do bolso, em uma área ao ar livre ou em um carro em movimento. Isso será possível graças a um grande número de sensores embutidos no aparelho.
O gadget será fabricado nos Estados Unidos, em uma base construída na região do Texas, embora conte com uma tela OLED e um CPU importados da Coréia e de Taiwan, respectivamente.
Além disso, o executivo comentou que o Moto X será distribuído “globalmente de uma forma jamais vista, tendo um suporte fantástico por um grande número de operadoras”. Afirmando que estaria que com um protótipo do smartphone em seu bolso e que infelizmente não poderia mostrá-lo, Dennis apenas confirmou que o lançamento do aparelho está previsto para o verão norte-americano (ou seja, de junho a setembro). Só nos resta esperar por maiores informações.

Como é jogar em 3D?


A experiência com o efeito tridimensional está se tornando cada vez mais difundida. Pouco a pouco, o 3D foi dominando os cinemas, gerando filmes de excelente qualidade, como o lendário Avatar. Depois do sucesso da obra de James Cameron, uma nova epidemia começou: todos estavam loucos pelo 3D.
Afinal, não poderia ser diferente. Por meio desta tecnologia, o espectador tem uma sensação de profundidade muito maior, tornando a experiência algo muito mais imersivo. Boa parte da população mundial já aprovou o 3D nos cinemas, incluindo aqui no Brasil, onde os filmes com suporte para esta tecnologia são um sucesso.
Felizmente, essa magia também está se estendendo para nossos lares. Diversas grandes marcas já apresentaram modelos de televisores 3D, os quais reproduzem um efeito semelhante ao encontrado nas grandes telas de cinema. No Brasil, as telas já estão disponíveis, com um preço que varia de R$ 4,000 a R$ 20,000.
É claro que os games também não iriam ficar para trás. Gigantes do entretenimento eletrônico também anunciaram total suporte para a nova febre mundial. A Sony, por exemplo, disponibilizou uma atualização gratuita no firmware do PlayStation 3, tornando o console totalmente compatível com a tecnologia. Já a Nintendo foi mais além, trazendo um portátil que dispensa o uso de óculos especiais para visualização de efeitos 3D.
Como é jogar em 3D?
Sem dúvidas, você deve estar muito curioso em relação à experiência 3D nos games. Afinal, desde meados da década de 1980 o 3D já aparecia, de maneira muito mais precária, nas telonas. Contudo, nos jogos, essa é a primeira vez que eles chegam para valer e com uma qualidade aceitável.
Para saciar um pouco de sua curiosidade, o Baixaki Jogos resolveu passar uma tarde analisando a experiência tridimensional nos games para responder a seguinte pergunta: como é jogar em 3D? Vale a pena o investimento? Tudo isso e muito mais você confere abaixo.

Por dentro do 3D

Entendo como funcionam as TVs

Bem, se você acompanha o Baixaki, então provavelmente já deve ter conferido alguns dos artigos relacionados à tecnologia 3D. Em um deles, você descobre como funciona a tecnologia 3D, conhecendo os principais conceitos e recursos desta inovação.
Vale ressaltar, contudo, que a tecnologia empregada nos televisores 3D é um pouco diferente da utilizada nos cinemas. Vamos a uma breve explicação.
Essencialmente, as TVs 3D utilizam uma alta taxa de hertz (taxa de atualização de quadros por segundo) e óculos com lentes ativas para criar o efeito de profundidade. Esses óculos se comunicam diretamente com o televisor, que envia sinais, ordenando que uma das lentes escureça conforme a perspectiva que está sendo exibida.
Como é jogar em 3D?
Lembrando que, na tela, temos imagens com duas perspectivas diferentes, sendo exibidas de modo alternado. Quando a imagem com perspectiva da direita é exibida, a lente do olho esquerdo é escurecida e vice-versa. As duas imagens são alternadas e atualizadas centenas de vezes por segundo (daí a necessidade dos hertz altos). Com isso, seu cérebro capta duas imagens e as transforma em uma fabulosa imagem 3D.

A hora da verdade

Como é jogar em 3D?

Se você, assim como muitos, só viu imagens 3D nos cinemas, então é melhor se preparar antes de partir para uma jogatina que usufrui da tecnologia. O motivo? Você vai se surpreender. Sentar no sofá, colocar os óculos e iniciar um tiroteio em Call of Duty: Black Ops com a sensação de que você realmente está dentro do jogo é algo memorável.
Como é jogar em 3D?Nossa sessão de testes foi ao lado do PlayStation 3, visto que, atualmente, ele é o console com mais títulos 3D disponíveis. O bacana é que a calibração é totalmente tranquila, muitas vezes dispensando qualquer ação do jogador — o game reconhece sua televisão 3D automaticamente.
Em alguns casos, você pode configurar o efeito, selecionando se deseja ativá-lo ou não. Também é possível alterar a força do efeito, aumentando e diminuindo a paralaxe. Dependendo do jogador, um efeito muito forte pode causar dores de cabeça caso ainda não esteja acostumado — algo que também ocorre nos cinemas.
Com os óculos ligados, você já percebe que os menus estão diferentes, assim como as cenas de cortes e outros pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Não estranhe se a tela estiver um pouco mais escura que o normal, pois é perfeitamente normal devido à tecnologia empregada — lembre-se que você pode ajustar facilmente o brilho, tanto no jogo quanto em sua própria TV.
A guerra é real
Mas, vamos ao que interessa: a jogatina. Nosso primeiro título testado foi o próprio Call of Duty: Black Ops, que, mesmo sem o efeito, já impressiona. A Treyarch, desenvolvedora do título, resolveu embarcar no desafio de oferecer suporte para a tecnologia 3D no game, e o resultado é bem bacana.
A companhia usou e abusou do efeito, disponibilizando praticamente cada uma das seções do jogo sob o efeito. Menus, customização, cenas de corte, CGs e até a sala inicial, na qual o jogador está sentado em frente a um televisor. Tudo em 3D. Com isso, o visual oferece uma sensação de profundidade incrivelmente maior, e a sensação que temos é que podemos colocar as mãos dentro da TV, como se ela fosse um grande cubo com uma maquete dentro.
Como todos sabem, o modo campanha de Black Ops é totalmente cinematográfico. A Treyarch caprichou nas cenas, trazendo uma bela direção e uma trama recheada de reviravoltas que causam espanto no jogador. E nada melhor que um jogo que parece um filme com efeitos 3D, não é mesmo?
Como é jogar em 3D?
Logo depois de iniciar a campanha, temos uma cena brutal e surpreendente, tipicamente de Call of Duty. A olho nu, você já se espantaria. Mas, com a adição do efeito 3D tudo fica ainda mais interessante. Você se sente como parte integrante da cena, o que aumenta significativamente a imersão do jogador em relação ao game. Suas sensações mudam, pois não há a sensação de que somos um mero espectador, mas sim um soldado que está ali no bar, observando a cena que acontece ao seu redor. Espetacular.
Sem dúvidas, somente esse breve vislumbre na cena inicial já é o suficiente para ressaltar que, com os efeitos 3D, as cenas nos games se tornam muito mais dramáticas. Depois disso, ficamos imaginando como seria jogar Heavy Rain se o game tivesse suporte para a tecnologia. As desenvolvedoras podem, e devem, utilizar o artifício do efeito 3D para gerar momentos ainda mais surpreendentes nos games, com cenas tocantes e capazes de evocar inúmeras emoções no jogador.
Jogar Call of Duty: Black Ops em 3D foi como jogar outro jogo. Não é como se você simplesmente estivesse desfrutando de um game com gráficos diferentes. Por fazer o jogador se sentir mais perto do game, a experiência se torna mais realista, e você sente muito mais a guerra do que quando está sem os óculos especiais. Parece que estamos vivendo outra geração ao simplesmente acionar o modo 3D.
Como é jogar em 3D?
Igual nos cinemas
O próximo título a ser testado foi Tron: Evolution. Sinceramente, era um dos títulos que não acreditávamos que iria trazer uma experiência impressionante em 3D. Mas, novamente, fomos surpreendidos. Tron: Evolution é simplesmente uma das melhores opções para quem quer aproveitar tudo o que o 3D tem a oferecer nos games.
Primeiramente, um fato curioso. Ligamos o console com o game rodando e começamos a jogar um pouco sem o efeito 3D ativado. Notamos alguns serrilhados, alguns modelos poligonais, texturas aparentemente de baixa resolução e outros problemas que impediam os gráficos de ser uma verdadeira obra prima. Nada muito alarmante, mas que definitivamente era explícito.
Uma vez que o efeito 3D foi ativado, Tron se “tronsformou” — com o perdão do trocadilho. Boa parte dos defeitos gráficos sumiu, e a sensação que tínhamos é a de que estávamos, novamente, jogando outro jogo. Tudo ficou muito mais bonito e mais fluído. Parece que um filtro adicional de anti-aliasing também foi ativado.
Já estávamos achando tudo muito bacana, mas resolvemos checar o menu de opções para constatar se havia como configurar os efeitos 3D. Lembrando que nem todos os jogos oferecem essa configuração, alguns apenas perguntam se o jogador deseja ou não ativar o 3D.
Em Tron, o jogador pode alterar a força do efeito e também o brilho do 3D, sendo que a segunda opção nós encontramos apenas neste game. A potência do 3D estava na metade, então decidimos colocar no máximo para ver se conseguíamos agarrar algum Light Disc na sala.
Foi nesse momento que todos que estavam na sala, com seus devidos óculos 3D, tiveram de parar tudo o que estavam fazendo para recolocar seus queixos no lugar. O melhor efeito 3D dos games que testamos está em Tron, e com a potência máxima tudo fica ainda mais incrível.
É impressionante notar como os cenários parecem ocupar um grande espaço dentro do televisor. A câmera gira, o jogador se movimenta e você sente tudo como se estivesse jogando o game sentado em um camarote móvel alojado nas fases do game. Assim como nos cinemas, os efeitos de Tron em 3D surpreenderam.
Como é jogar em 3D?
Ainda tem mais
Sem dúvidas, os dois jogos supracitados (Call of Duty: Black Ops e Tron: Evolution) ofereceram as melhores experiências durante nossa sessão de testes. Mas, além deles, também conferimos outros títulos, incluindo Gran Turismo 5.
Na obra da Polyphony Digital, o efeito também é bacana. Assim como em Tron, o jogador pode configurar alguns atributos do efeito 3D, incluindo a paralaxe. Em jogo, você não sentirá muito o efeito como acontece nos dois outros games que mencionamos. Mas, mesmo assim, é bacana ter a sensação de que a pista realmente está a sua frente e que o volante está quase em suas mãos.
Por ser um jogo menos dinâmico que Black Ops e Tron, no qual a câmera se movimenta intensamente e a ação na tela é constante, Gran Turismo 5 traz uma experiência mais tranquila, mas que mesmo assim é bem bacana.
Como é jogar em 3D?
Outro título avaliado foi Enslaved: Odyssey to the West. O título da Team Ninja parece ter sido convertido às pressas para suportar o efeito 3D. O resultado é um 3D bem leve e que não pode ser configurado como em outros jogos. Como dizem por aí, apenas um “quebra-galho”.
Por último, Tumble, o jogo de quebra-cabeças disponibilizado na PlayStation Network. Uma das curiosidades é que esse título requer o Move, algo que torna a experiência ainda mais interessante. Esta foi a primeira vez que misturamos 3D com um controle sensível a movimentos.
Mesmo com uma proposta relativamente simples, Tumble em 3D consegue gerar uma experiência mais interessante do que a versão convencional. Parece até que o jogo fica um pouco mais fácil, pois você realmente sente a profundidade do campo e caminha como se estivesse dentro da tela.
Como é jogar em 3D?

Um futuro promissor

O que esperar

Jogar em 3D é tão surpreendente quanto ver um filme em 3D. A grande diferença é que você passa de simples espectador para um verdadeiro ator, algo que, definitivamente, vai arrancar muitos sorrisos de seu rosto. O efeito que conquistou os cinemas também se deu muito bem nos games, e tudo indica que em futuro próximo os jogos 3D se tornem cada vez mais populares.
Isso, contudo, não quer dizer que todos os jogos serão em 3D daqui pra frente. Podemos considerar o uso da tecnologia como o uso dos controles sensíveis a movimento num jogo. Nem todos os títulos se adaptam à experiência. Jogar competitivamente, por exemplo, não é tão confortável assim, já que o jogador acaba perdendo alguns detalhes devido à grande quantidade de informações que chegam a seu cérebro quando o 3D está acionado.
O fato é que o 3D está aí e pode ser utilizado perfeitamente nos jogos. Dependendo da criatividade das desenvolvedoras, o resultado pode ser épico, com uma imersão sem igual e gerando momentos que só existiriam com o auxilio da tecnologia. O jeito é esperar um pouco e guardar dinheiro para um bom investimento. Agora, onde está Kratos? Quero ver de perto se aquela Blade of Olympus é realmente afiada.

 (Fonte da imagem: PCTuning)

Parece que agora a Intel possui motivos para se preocupar. O site PCTuning publicou recentemente uma comparação de benchmarks entre o processador de seis núcleos da Intel, o i7-990X, e o AMD FX Bulldozer, que deve chegar ao mercado em um futuro próximo. E os resultados se mostraram animadores para o desafiante.
O teste comparou o desempenho das CPUs em sete jogos diferentes, usando placas de vídeo em SLI rodando em resoluções de 2560 x 1600. Os números revelaram que quase não houve diferenças entre os dois processadores, com o i7-990X vencendo por muito pouco em quase todas elas.
Se você está se perguntando o porquê disso ser uma boa notícia para a AMD, o motivo é simples: de acordo com o site, a CPU usada no teste não era sua versão final, o que indica que, quando chegar ao mercado, o FX Bulldozer possui ótimas chances de ultrapassar seu “competidor”.

Pesquisadores desenvolvem sensor fotográfico feito de grafeno (Fonte da imagem: Reprodução/Science Daily)

A utilização do grafeno na tecnologia parece não ter limites. Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang (Singapura) afirmam estar trabalhando para desenvolver um sensor fotográfico revolucionário feito com o material. De acordo com os cientistas, a invenção é cinco vezes mais barata, mil vezes mais eficaz e usa dez vezes menos energia em comparação com os tradicionais sensores CMOS e CCD.
O destaque fica realmente para a altíssima sensibilidade do componente, que teoricamente o torna excelente para fotos em baixa luminosidade.
Embora estejam inicialmente sendo projetos para equipamentos de segurança e satélites de observação, tais sensores não devem demorar muito até serem empregados em câmeras comuns e até mesmo em smartphones (teoricamente, eles são mais leves e menores do que os utilizados atualmente na maioria dos celulares). O estudo científico pode ser lido na íntegra (em inglês) no site Science Daily.

Coração artificial começará a ser testado em pacientes humanos (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Um instituto médico francês está se preparando para iniciar os testes de um novo modelo de coração artificial, o primeiro a unir partes biológicas e partes sintéticas. O órgão, fabricado com tecidos de corações de vacas, conta com uma bomba motorizada capaz de mover um fluído hidráulico através de duas câmaras separadas por uma membrana (que, por sua vez, movimenta-se e faz o sangue fluir para o outro lado).
De acordo com Piet Jansen, líder da companhia responsável pelo invento, a ideia é “desenvolver um coração artificial cujas partes em movimento estão em constante contato com o sangue e que são feitas com um tecido biologicamente amigável”. Além disso, o órgão também conta com sensores capazes de identificar um possível aumento da pressão sanguínea e ajudar automaticamente o fluxo de sangue de acordo com a necessidade.
Os corações artificiais serão testados em pacientes de quatro centros cirúrgicos diferentes ao redor da Europa e, caso se mostrem viáveis, podem passar a ser adotados para salvar a vida de pessoas que necessitam de transplantes urgentes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wii U Daily)
Se você confia nas previsões do famoso analista Michael Pachter, é bom ir reservando US$ 349 (R$ 700) para comprar seu PS4 ou R$ 399 (R$ 800) caso você planeje adquirir um Xbox One. De acordo com o especialista, os consoles da nova geração serão comercializados inicialmente com tais preços e “venderão todo o estoque logo no lançamento”. A declaração foi retirada de uma entrevista cedida por Pachter ao site norte-americano GameZone, que deve ser publicada integralmente em breve.
Vale lembrar, contudo, que Michael não costuma ser muito confiável em seus palpites. No ano passado, o analista chegou a afirmar com veemência que o novo Xbox seria vendido a míseros US$ 99 – e que o console só seria anunciado durante o outono de 2014. Além disso, o especialista também já declarou que o PS4 poderia ser vendido por US$ 250 e ter cortes sucessivos para US$ 199 e US$ 149; aparentemente, ele já mudou de ideia.

Tim Knoll e seus truques insanos na bicicleta [vídeo]

Tim Knoll e seus truques insanos na bicicleta [vídeo]
O vídeo abaixo deve ser um tanto decepcionante para quem costumava passar as férias escolares tentando empinar uma bicicletinha aro 20. Tim Knoll, de fato, pode ser chamado de um “ciclista excêntrico”.
Em vez de deslizar sobre corrimãos — algo certamente não muito fácil — ele arremessa a bicicleta por baixo deles e salta por cima; igualmente, simplesmente saltar sobre uma escada, ele a sobe. E, por fim, uma placa de trânsito vira facilmente um instrumento para o “pole dancing” mais singular que você já viu. Enfim, sem mais delongas, talvez o melhor seja mesmo ver para crer.